sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Segundo dia do Fórum em Busan

Na sessão de abertura do segundo dia do VI Fórum Mundial de Esporte, Educação e Cultura, em Busan, na Coréia do Sul, o Sr. Zhenliang He, presidente da Comissão do COI, reforçou a mensagem de que a meta do esporte é educar os jovens nos aspectos físico, mental e social.

O Sr. Essar Gabriel, que está à frente dos Jogos Olímpicos da Juventude, apresentou o conceito básico da primeira edição do evento, que será realizada em Cingapura, em 2010. A missão dos JOJ é educar e influenciar os jovens, além de inspirá-los a fazer parte do esporte e a ter um papel atuante em suas comunidades. Nesse contexto, os valores Olímpicos devem servir como catalisadores de iniciativas esportivas, culturais e educacionais.

Os Jogos Olímpicos da Juventude têm o objetivo não só de reunir os melhores jovens atletas, mas de alcançar comunidades mundo afora, além de compartilhar e celebrar as culturas de todas as partes do planeta reunidas em uma atmosfera festiva. O evento também tem como meta propor uma poderosa introdução sobre o Olimpismo, elevar a consciência esportiva e a participação entre os jovens.

O ciclo olímpico dos Jogos da Juventude será de quatro anos e o evento contará com a participação de atletas com idade entre 14 e 18 anos. A participação de jovens não-atletas (oficiais, jornalistas, organizadores etc) também será estimulada. No total, serão cerca de 3.500 competidores e 875 times oficiais.

Nenhum comentário: